Tomates com genética adaptada: comprometimento da Sakata com o produtor

O investimento da Sakata no desenvolvimento de novas variedades de tomate por meio de pesquisa nacional não é apenas uma estratégia da companhia que visa à vantagem competitiva de mercado, mas também, uma política de parceria e comprometimento com o sucesso dos negócios do seu cliente: o tomaticultor.

Desde o início de suas atividades no Brasil, a empresa focou seus esforços em atender demandas muito específicas de clima e solo locais, para proporcionar os melhores resultados aos produtores. O Gestor de Produtos da Sakata, Gustavo Veiga, explica que “o país possui um clima tropical úmido, no qual o período de verão se caracteriza principalmente pelas altas taxas de chuvas e temperaturas muito elevadas. Estes fatores geram uma elevada dificuldade e risco de cultivo aos produtores de tomate, pela alta pressão de doenças, principalmente bacterianas, além de rachaduras nos frutos”.

O profissional acrescenta ainda que “o aumento significativo dos custos de produção nos últimos cinco anos e um mercado consumidor estável, fizeram com que o produtor se deparasse com a necessidade de melhorar a qualidade da sua gestão de produção, para obter uma margem de lucro satisfatória, diminuindo assim o espaço para riscos e erros”, afirma.

Devido a todas estas questões que envolvem o negócio da tomaticultura no Brasil, a utilização de variedades com genética superior e adaptada, como as desenvolvidas pela equipe de Pesquisa da Sakata, tornou-se fundamental para o produtor obter uma produção mais segura e rentável a campo. “Grande parte dos produtos disponíveis atualmente no mercado, com exceção do portfólio da Sakata, correspondem a uma genética proveniente e destinada às condições secas de cultivo, que apresentam um grande risco ao produtor principalmente para os cultivos em campo aberto, durante a safra de verão. Tal risco se deve ao fato de que estas cultivares podem gerar baixa performance na produção devido a bacterioses, manchas e rachaduras nos frutos, depreciando e muitas vezes inviabilizando a comercialização do fruto, deixando o produtor em situação de alta vulnerabilidade”, alerta Veiga.

Para evitar estes problemas e riscos para seus clientes, a Sakata vem desenvolvendo há mais de 50 anos um portfólio cada vez mais completo, com variedades de tomate totalmente adaptadas ao clima tropical, visando atender às necessidades do produtor e as demandas de mercado. “Seguramente, a genética da Sakata entrega ao mercado esta característica de oferecer produtos com adaptação à condição tropical úmida, como uma marca especial, com a rusticidade necessária para o cultivo de alta performance e grande segurança em campo aberto. Bons exemplos disto são os produtos Ravena, Tyna, Carina TY, Carina Star e Pietra, que são hoje as melhores opções para cada um de seus segmentos”, finaliza Veiga.

Para saber mais detalhes sobre estas e outras variedades de tomates disponíveis no portfólio de produtos da empresa, acesse o catálogo virtual da Sakata: https://www.sakata.com.br/catalogo/catalogo.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.