TOMATE: Na safra de inverno, seja referência em qualidade!

A primeira metade da safra de inverno de tomate já se aproxima. Uma época marcada por temperaturas mais amenas, nas quais o cultivo, em geral, se dá em terras mais baixas, em zonas mais quentes, ou em terras altas, mas em áreas de muito calor. Este tipo de ambiente proporciona temperaturas mais estáveis (conforto para a planta), com menor radiação e, logo, menor transpiração e consumo de água.

Neste período mais seco do ano, também podem ocorrer chuvas pontuais, ocasionando assim, um aumento nas pressões de vírus, principalmente Geminivírus e Vira-Cabeça, devido à maior multiplicação e atividade dos insetos vetores (mosca branca e tripes, respectivamente). No inverno, o ciclo de cultivo se alarga em relação ao ciclo de verão, aumentando o número de dias na formação entre um racimo e outro.

Vale destacar que as características de conforto hídrico e térmico da safra de inverno propiciam maior vigor às plantas. Isto porque esta temperatura mais reduzida também aumenta a absorção e assimilação de nitrogênio e reduz a de potássio, também pré-dispondo a planta ao maior crescimento vegetativo, sendo um ótimo ambiente para variedades com plantas de vigor médio ou médio baixo, alto ímpeto generativo ou reprodutivo. Em plantas mais vigorosas, o manejo deve ser direcionado para reduzir o excesso de vigor e melhorar o equilíbrio da planta, atingindo todo o seu potencial.

A equipe técnica da Sakata e seus distribuidores locais estão à total disposição dos tomaticultores de todo o Brasil, para colaborar em todas as orientações necessárias, a fim de maximizar o potencial genético das variedades desenvolvidas pela empresa, especialmente para este período do ano, adequando-as para a sua região. São diversas as opções de cultivares de tomate da Sakata para o inverno, que podem alavancar ainda mais o seu negócio!

Boa leitura!

Gustavo Veiga, Gestor de Produtos da Sakata Seed Sudamerica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.