Sakata é referência mundial em melhoramento de melão

Grupo possui diversas pesquisas dedicadas à cultivar em suas unidades, a fim de oferecer o que há de melhor no segmento para o mercado

A Sakata investe forte na alta qualidade de seus produtos e com o seu portfólio de melão não é diferente. A empresa estabeleceu programas de melhoramento genético em regiões estratégicas para a cultura, nos hemisférios Norte e Sul, em diferentes latitudes e tipos de clima e solo.

De acordo com Carolina Guidone, Gestora de Produtos, “este trabalho é realizado de forma interconectada entre as unidades do Grupo Sakata no mundo todo, gerando sinergia na criação de variedades competitivas de melões, nos mais diversos segmentos: Amarelo, Pele de Sapo, Honey Dew, Cantaloupe, Charentais e Especialidades”. Os esforços mundiais de pesquisa renderam à empresa o título de referência mundial no segmento de melão.

Cenário Nacional

No Brasil, o time de cientistas tem como foco principal o melhoramento genético em clima tropical, com atuação principal nos segmentos de melão Amarelo e Pele de Sapo. “O objetivo das pesquisas no país nestes segmentos é conseguir desenvolver novos híbridos que apresentem plantas vigorosas, alta produtividade, elevada qualidade de frutos e resistência às principais pragas (como a Larva Minadora) e doenças (como o Oídio, Macrophomina phaseolina, Didymella brioniae, Amarelão e Fusarium)”, explica Carolina Guidone, Gestora de Produtos.

Este trabalho é realizado por uma equipe altamente especializada, que conta com uma ampla estrutura composta por duas Estações Experimentais, sendo uma localizada em Bragança Paulista (SP) e outra em Baraúna (RN) – uma das principais regiões produtoras de melão do país.

Principais segmentos

Segundo a gestora, “no segmento Pele de Sapo, o melão Grand Prix é referência mundial em sabor e qualidade, sendo o líder de mercado, devido à alta demanda de exportação para atender o exigente mercado europeu”. A variedade apresenta ainda frutos grandes com polpa crocante e excelente sabor (resultado da perfeita combinação de açúcares, ácidos e outros compostos voláteis naturais).

Já no segmento Amarelo, o grande destaque é o melão Dalí. Lançado recentemente pela companhia, a variedade já é reconhecida por produtores, compradores e consumidores pelos seus diferenciais. “O melão Dalí segue aumentando sua participação no mercado, porque alia alta produtividade, com frutos de calibre ideal para exportação e excelente sabor”, enfatiza a gestora.

Com a finalidade de dar continuidade nos seus processos de inovação em sementes de melão, a Sakata segue investindo na criação de novas variedades que atendam às exigências do mercado por variedades mais produtivas, seguras e saborosas. A empresa já possui uma ampla gama de cultivares de melão em fase de desenvolvimento e validação, que serão lançadas em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.