Palavra do Produtor – Alexandre Henrique Cardoso, de Araguari (MG)

Especializado no cultivo de tomates há 30 anos, o produtor Alexandre Henrique Cardoso tornou-se cliente da Sakata, a partir de uma parceria com a empresa para testar algumas variedades da companhia em sua propriedade, a Fazenda Duas Pontes, localizada na cidade de Araguari (MG). Desde aquela época, o produtor nunca mais deixou de plantar os produtos da marca e de participar como apoiador do evento Copas, organizado pela Sakata e pelo distribuidor Copel em sua fazenda, que tem como objetivo tratar do manejo e do comportamento das variedades de tomates na região. Atualmente, Cardoso cultiva os tomates Santy, Valerin, Grazianni e Ravena – todos da Sakata.

Para o segmento Salada, o produtor escolheu o tomate Santy, devido às qualidades e à excelente adaptação que apresentou em sua região, investindo, por isto, no cultivo de 80 mil pés por ano.  “Dentre os principais diferenciais desta cultivar estão o grande vigor de planta, além do ótimo tamanho e padrão de frutos” afirma. A resistência contra doenças também merece destaque, segundo Cardoso, pois “esta foi uma característica de extrema importância para que o Santy se adaptasse tão bem na região”. De acordo com o produtor, “o plantio do tomate Santy ocorre sempre nos meses de fevereiro e março, com colheita estendida até meados de agosto. Isto porque a produção na época do frio possibilita a obtenção de frutos de maior qualidade e, consequentemente, mais durabilidade no transporte, no caso desta cultivar”. Ele explica ainda que procura sempre alternar o plantio das diversas variedades de tomates em sua propriedade, de acordo com o respectivo desempenho de cada uma, ao longo dos diferentes períodos do ano.

A comercialização da produção de Cardoso é feita por distribuidores especializados no setor, que realizam a venda dos tomates cultivados na propriedade por todo o país. O produtor conta sempre com a assistência de profissionais da Sakata e também do distribuidor Copel, que o auxilia localmente, em todas as dúvidas e necessidades ao longo da produção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.