Nutrição correta do tomateiro garante sucesso a campo

Orientações específicas para cada cultivar proporcionam produções mais seguras, com alta rentabilidade para o produtor

A Sakata dispõe de um portfólio amplo de híbridos de tomate de alta performance, devido à excelência genética das variedades desenvolvidas. Além disso, outro diferencial importante oferecido pela companhia é o atendimento ao produtor, com todo o suporte técnico necessário, garantindo a melhor orientação de posicionamento para cada produto. Isto é importante, segundo Gustavo Veiga, Gestor de Produtos da Sakata, “pois na produção de tomates, em especial, o manejo nutricional é um requisito fundamental para se obter o máximo do potencial genético de cada cultivar”.

Neste contexto, o profissional destaca que “as características de vigor vegetativo, generativo, precocidade, dentre outros, determinam diferentes requisitos nutricionais entre os híbridos. Por isto, observa-se que, para uma lavoura de altíssima performance, as curvas de absorção são a ferramenta mais interessante disponibilizada ao produtor. Com elas, é possível trabalhar com precisão e assertividade na nutrição, dentro da faixa ótima de conversão dos nutrientes em produção, ou seja, eficácia e lucro. Genética e nutrição são os fatores determinantes para o rendimento da lavoura e, juntos, representam menos que 20% dos custos de produção”.

Lançamentos recentes da Sakata comprovam a eficiência dos manejos corretos. O tomate Petros, do tipo Salada Indeterminado, possui o maior potencial produtivo do mercado, chegando próximo de 800 caixas por 1.000 plantas e o híbrido Totty, do mesmo segmento, pode alcançar cerca de 750 caixas por 1.000 plantas. Já no segmento Saladete Indeterminado, os lançamentos Veloster (Santa Cruz) e Matinella (Italiano) chegam a tetos produtivos próximos a 700 caixas por 1.000 plantas.

“Todos estes resultados podem estar ao alcance dos produtores, por meio do manejo nutricional correto, referenciado nas curvas de absorção disponibilizadas pelo nosso corpo técnico e equipe de campo aos clientes. O grande objetivo é elevar o nível dos resultados, para uma alta performance dos produtos”, assegura o gestor.

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