Novas tendências e demandas movimentam mercado de Flores e Ornamentais

Muitas ações têm ajudado na manutenção e no crescimento dos negócios de Flores e Ornamentais no país, um mercado que ainda não atingiu a sua maturidade, mas que tem tudo para crescer ao longo dos próximos anos. Novas tendências e demandas estão surgindo e trazendo boas oportunidades para todos os que trabalham de forma direta ou indireta neste ramo.

De acordo com Roberto Oki, Gerente de Flores e Plantas Ornamentais da Sakata, “no caso das flores de corte, por exemplo, apesar do mercado de decoração ainda ser o principal foco, já é possível acompanhar iniciativas de incentivo ao consumo para uso doméstico. Alguns mercados atacadistas têm fornecido buquês prontos para a venda em supermercados, com bastante sucesso”.

Ele afirma ainda que esta tendência tem aumentado a demanda por cores diferentes de lisianthus, ainda que timidamente, e também pelo girassol Vincent´s Choice da empresa, principalmente. “Há um crescimento constante da procura por Sunflower Vincent´s Choice, ainda único no mercado, devido às suas flores voltadas para cima e pela facilidade de uso do arranjo na decoração. Além de uma maior durabilidade da flor, que é um dos requisitos mais importantes para os consumidores no momento de escolha dos produtos”, explica.

O profissional destaca também que no segmento de flores de vaso, há uma grande tendência de uso de recipientes menores, principalmente dos tipos de 6 e 11 centímetros. “Os potes menores foram bem aceitos para decoração de mesa, por serem bonitos, ocuparem pouco espaço e terem um custo razoável. Um bom exemplo disto é a variedade Calipetite, que é produzida em potes de 11 centímetros e que tem registrado aumento nas vendas”, aponta Oki.

Já no segmento de jardinagem, o gerente explica que o mercado segue a tendência de um maior consumo de plantas rústicas, que sejam resistentes ao calor, muito floríferas e com boa durabilidade. “Em jardinagem, a exigência por plantas de baixa manutenção também é levada em consideração na escolha. Por isso, a Sakata tem incentivado o uso da SunPatiens para uso paisagístico com muito êxito, por ser uma variedade com tais características, além de estar disponível em diversas cores”, enfatiza o profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.