Melões Sakata: superioridade genética tipo exportação

A Sakata conduz um programa de melhoramento genético para os melões do tipo Amarelo e Pele de Sapo, que tem como foco o desenvolvimento de híbridos com alta produtividade, maior qualidade de frutos, resistentes a pragas e doenças e com melhor pós-colheita. Para obter cultivares competitivas e que agreguem valor à toda a cadeia produtiva, é necessária a construção de um germoplasma robusto e com grande variabilidade genética.

Todas as fases do programa de melhoramento genético dos tipos Amarelo e Pele de Sapo são conduzidas nas Estações Experimentais de Bragança Paulista (SP) e de Baraúna (RN). Estas unidades de pesquisa estão alocadas em um ambiente tropical, conhecido pela ampla variabilidade edafoclimática e pela alta pressão de pragas e doenças. Tais fatores contribuem para que o programa de melhoramento maximize os seus ganhos genéticos e selecione linhagens e híbridos de maior plasticidade, adaptação e alta estabilidade fenotípica nos mais variados ambientes de cultivo aos quais são submetidos. Tudo isso aliado a um time de pesquisadores e técnicos treinados e capacitados para o trabalho com a cultura, possibilitando o suporte e a implementação de técnicas inovadoras de melhoramento genético, fitopatologia, biotecnologia e cultura de tecidos para a introdução de variedades competitivas no menor tempo possível para estarem disponíveis no mercado.

O mercado de melão no Brasil pode ser dividido em dois principais segmentos: mercado doméstico e exportação. O segmento mais atrativo é o de exportação, que tem potencial de proporcionar maior lucratividade. O excedente destas produções é comercializado no mercado doméstico. Para atender às principais demandas internacionais, os produtores necessitam de cultivares que tragam maior qualidade, melhor sabor e durabilidade no pós-colheita para o processo de exportação. Nesse sentido, frente à alta exigência dos países importadores, a companhia tem realizado diversos lançamentos com o padrão de qualidade e sabor desejados pelo mercado.

Boa leitura a todos!

Alex Figueiredo, Melhorista de Melão da Sakata Seed Sudamerica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.