Liderança consagrada

Ao longo dos seus 50 anos de história, a Sakata Seed Sudamerica é uma das empresas de sementes que mais investe em pesquisa de pimentões na América do Sul. Atualmente, os pimentões híbridos que compõem o portfólio da Sakata têm a liderança absoluta neste segmento hortícola.

A empresa se consolidou como referência no mercado no segmento Lamuyo, para campo aberto, mas a partir do lançamento dos híbridos do tipo Retangular – Taurus e Camaro –, se tornou também uma importante referência para pimentões adaptados ao cultivo protegido. A Sakata foi ainda a pioneira na introdução de porta-enxertos para pimentões e segue até hoje na liderança deste mercado.

Ao todo, a Sakata Seed Sudamerica desenvolveu e lançou mais de 21 híbridos de pimentões, alguns dos quais revolucionaram o mercado, dentre eles:

Magali R – o primeiro pimentão híbrido com resistência à PVY 1,2 do mercado brasileiro. Este vírus causava perdas de até 100% nas lavouras e, com a introdução de Magali R, os produtores conseguiram reduzir significativamente a aplicação de defensivos e aumentar a produtividade da lavoura, passando das 30-40 toneladas por hectare para 70 toneladas.

Martha – o primeiro pimentão híbrido com alto nível de resistência a Phytophthora capsici (murchadeira), que possibilitou a redução de aplicação de fungicidas para o controle desta doença.

Dahra R – o primeiro pimentão híbrido com potencial produtivo para alcançar 100 toneladas por hectare.

Dahra RX – o primeiro pimentão híbrido do mercado brasileiro com resistência à bactéria Xanthomonas campestris pv. vesicatoria. Em conjunto, Dahra e Dahra RX, garantiram à Sakata a liderança do mercado do tipo Lamuyo (campo aberto).

Porta-Enxerto Silver – a primeira pimenta híbrida tipo porta-enxerto do mercado, que viabilizou a redução na aplicação de defensivos para controle de nematoide e Phytophthora.

Porta-Enxerto AF 8253 – tornou-se líder do mercado de pimenta tipo porta-enxerto, por possibilitar o cultivo com maior resistência a Ralstonia solanacearum (menos defensivo).

Taurus – o primeiro pimentão híbrido tipo retangular vermelho com resistência a Leveillula taurica do mercado mundial. Em menos de cinco anos de lançamento, já se tornou líder e referência de mercado.

Todo este investimento corroborou não apenas para os excelentes resultados da empresa, como também para a constituição de uma equipe técnica com imbatível expertise no segmento e uma confiável reputação no mercado, devido à grande segurança e qualidade dos produtos desenvolvidos para toda a cadeia, do produtor ao consumidor final, assim como o melhor e mais completo portfólio do mercado brasileiro.

Agora, a empresa segue confiante neste caminho para expandir a sua liderança e a qualidade de seus produtos, com muita paixão, para todos os demais países da América do Sul.

Boa leitura!

Renato Braga, Pesquisador e Melhorista da Sakata Seed Sudamerica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.