Expertise e inovação consagram a Sakata como líder no mercado de brócolis

Além de deter a liderança comercial deste segmento na América do Sul, a companhia também é referência mundial em pesquisa convencional para melhoramento de brócolis

A Sakata possui grande tradição e destaque em diversos segmentos hortícolas, como é o caso da cultura do brócolis, na qual é líder há mais de 20 anos, proporcionando aos produtores variedades produtivas e adaptáveis às diferentes condições de produção, bem como qualidade, sabor e nutrição aos consumidores. Fruto de um intenso e eficiente trabalho de Pesquisa, a Sakata possui hoje um portfólio já consagrado de variedades de brócolis, que a destaca como uma referência mundial em pesquisa convencional no segmento.

Vale destacar que o tempo necessário para criação de uma variedade é bastante longo. Entre a pesquisa até a sua disponibilidade comercial são cerca de 10 anos, em média. Para se lançar uma nova variedade, são feitos diversos ensaios, nos quais são avaliados alguns requisitos, tais como: resistência a pragas e doenças, facilidade de cultivo, adaptação as diferentes condições climáticas, rusticidade, produtividade, aparência do produto, sabor e durabilidade pós-colheita.

Garantia de qualidade do início ao fim

Além de toda a tecnologia genética empregada nas sementes e dos testes realizados a campo, para se garantir um produto de alta qualidade é preciso ainda ter um controle de qualidade rigoroso no processamento das sementes em escala industrial, que é a análise de certificação. Este trabalho engloba a fase de produção das sementes no campo, operação de colheita, transporte, secagem, beneficiamento e armazenamento.

De acordo com a Gestora de Produtos Talita Scholl, para que a semente possua qualidade superior, ela deve apresentar determinadas características fisiológicas e sanitárias, tais como: altas taxas de vigor, germinação e sanidade; garantia de pureza física e varietal; e não conter sementes de ervas daninhas. Ela explica que “existe um grande cuidado para que as sementes não sejam infectadas por agentes que possam causar doenças e prejudicar a futura produção comercial. Após a colheita nos campos de produção, essas sementes são transportadas até a empresa onde passam por um processo de beneficiamento, são padronizadas por tamanho e cor, garantindo que todas estejam no mesmo estágio de maturidade. No beneficiamento também são eliminadas as impurezas físicas e as sementes silvestres”, detalha.

A Sakata possui mais de 50 anos de experiencia em produção de sementes de brócolis híbrido, com alto controle nos processos de produção de sementes e monitoramento da qualidade física, genética e sanitária. Os híbridos de brócolis do Grupo Sakata são produzidos nas unidades da empresa no Chile e Estados Unidos e exportado para o mundo todo. Estes países são reconhecidos pela qualidade na produção de sementes, pois possuem condições climáticas ideais na produção de sementes de brócolis e com rígida fiscalização no cumprimento das regras de isolamento genético e manejo fitossanitário.

As sementes genéticas utilizadas na produção dos híbridos são rigorosamente analisadas por marcadores de DNA e testes morfológicos (Grow Out) com intuito de assegurar a qualidade genética das linhagens ao longo das sucessivas safras de produção de sementes comerciais.

Os lotes de sementes produzidas no Chile e Estados Unidos são importados respeitando todos os processos da Legislação Brasileira de Sementes, com laudos que comprovam a alta qualidade fisiológica e sanitária. Mesmo não sendo exigida pela legislação brasileira, a Sakata também analisa por DNA e morfologicamente todos os lotes de sementes comerciais que garantem ao produtor a qualidade genética do híbrido. Somente após a finalização de todas as análises em seu laboratório credenciado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura que a Sakata faz a comercialização das sementes.

Segundo a profissional, as sementes de alta qualidade resultam em plântulas fortes, vigorosas e bem desenvolvidas, que se estabelecem com maior velocidade de emergência e de desenvolvimento das plantas, permitindo assim uma lavoura com maior produtividade e elevado desempenho agronômico. “Isto é o que a Sakata oferece ao produtor, por meio da semente”, afirma a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.