Expertise e inovação consagram a Sakata como líder no mercado de brócolis

Além de deter a liderança comercial deste segmento na América do Sul, a companhia também é referência mundial em pesquisa convencional para melhoramento de brócolis

A multinacional Sakata possui grande tradição e destaque no desenvolvimento de sementes de diversos segmentos hortícolas, como é o caso da cultura do brócolis. A empresa é líder mundial neste segmento de mercado, oferecendo aos produtores cultivares mais produtivas e adaptadas às diferentes condições de produção, em termos de clima e solo, bem como hortaliças com excelência em qualidade, sabor e nutrição aos consumidores. Resultado de um intenso e eficiente trabalho de Pesquisa, a Sakata possui hoje um portfólio já consagrado de variedades de brócolis, que a destaca como uma referência mundial no segmento. Um grande exemplo disto é o híbrido Avenger, brócolis líder em vendas, que foi desenvolvido pela empresa especialmente para o cultivo durante o inverno, sendo este o período ideal para se obter o máximo do potencial genético do material e, assim, usufruir de uma experiência a campo extremamente satisfatória.

Vale destacar que para se chegar até o desenvolvimento de uma cultivar de excelente qualidade, como o Avenger, o tempo necessário para sua criação é bastante longo. Desde a Pesquisa até a disponibilidade comercial de uma nova variedade, o tempo estimado é de pelo menos 10 anos. E para se lançar uma nova variedade são feitos diversos ensaios, nos quais são avaliados alguns requisitos, tais como: resistência a pragas e doenças, facilidade de cultivo, adaptação às diferentes condições climáticas, rusticidade, produtividade, aparência do produto, sabor e durabilidade pós-colheita.

Garantia de qualidade do início ao fim

Além de toda a tecnologia genética empregada nas sementes e dos testes realizados a campo, para se garantir um produto de alto padrão ainda é preciso ter um rigoroso controle de qualidade no processamento das sementes em escala industrial, que é a Análise de Certificação. Este trabalho engloba a fase de produção das sementes no campo, operação de colheita, transporte, secagem, beneficiamento e armazenamento.

Para que a semente possua qualidade superior, ela deve apresentar determinadas características fisiológicas e sanitárias, tais como: altas taxas de vigor, germinação e sanidade, garantia de pureza física e varietal, além de não conter sementes de ervas daninhas ou impurezas físicas. Exige também um grande cuidado para que as sementes não sejam infectadas por agentes que possam causar doenças e prejudicar a futura produção comercial. E, depois de todos estes processos, após a colheita nos campos de produção da Sakata, essas sementes são transportadas até a empresa e passam por um rigoroso processo de beneficiamento, são padronizadas por tamanho e cor, garantindo que todas estejam no mesmo estágio de maturidade.

Processos rigorosos garantem a alta qualidade

A Sakata possui mais de 50 anos de experiência em produção de sementes de brócolis híbrido, com alto controle nos processos de produção de sementes e monitoramento da qualidade física, genética e sanitária. Os híbridos de brócolis do Grupo Sakata são produzidos nas unidades da empresa no Chile e nos Estados Unidos e são exportados para o mundo todo. Os dois países são reconhecidos pela qualidade na produção de sementes, pois possuem as condições climáticas ideais para a produção de sementes de brócolis e com rígida fiscalização no cumprimento das regras de isolamento genético e de manejo fitossanitário.

As sementes genéticas utilizadas na produção dos híbridos são rigorosamente analisadas por marcadores de DNA e testes morfológicos (Grow Out), com intuito de assegurar a qualidade das linhagens ao longo das sucessivas safras de produção das sementes comerciais. Além disto, os lotes de sementes produzidos no Chile e nos Estados Unidos são importados respeitando todos os processos da Legislação Brasileira de Sementes, com laudos que comprovam a alta qualidade fisiológica e sanitária dos materiais. E mesmo não sendo exigida pela legislação brasileira, a Sakata também realiza análises por DNA e morfologicamente de todos os lotes de sementes comerciais, a fim de garantir ao produtor a qualidade genética do híbrido. A comercialização das sementes é liberada somente após a finalização de todas as análises em seu laboratório credenciado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura.

Sementes de alta qualidade resultam em plântulas fortes, vigorosas e bem desenvolvidas, que se estabelecem com maior velocidade de emergência e de desenvolvimento das plantas, permitindo assim uma lavoura com maior produtividade e elevado desempenho agronômico.

Para auxiliar ainda mais o produtor no cultivo, a Sakata lançou recentemente um Manual Técnico para cultivo de brócolis, disponível para download no link: https://www.sakata.com.br/catalogo/manual-tecnico-brocolis-mg

Do produtor ao consumidor: brócolis Avenger é o preferido!

De coloração verde-azulada, cabeças grandes, compactas e pesadas, o brócolis Avenger, do segmento cabeça-única, é a variedade destinada ao cultivo de inverno preferida dos produtores de todo o continente sul-americano. São inúmeras as características que fazem deste híbrido uma aposta certeira para o cultivo e a comercialização em território nacional.

Dentre os principais diferenciais estão os floretes bem definidos e de granulação fina; a maior durabilidade pós-colheita, com manutenção da cor e da qualidade do produto por mais tempo; e a versatilidade na comercialização, que pode ser tanto in natura, quanto processado. Sistema radicular vigoroso e rústico são outras duas particularidades da variedade, que asseguram a grande produtividade e o ótimo rendimento na lavoura. Seu ciclo médio de produção gira em torno de 105 dias.

Todas estas características superiores obtidas no campo refletem em um produto de excelente qualidade tanto para a indústria de congelamento quanto para o mercado fresco. As cultivares Sakata possibilitaram a produção e oferta constante de brócolis de qualidade, o que tem contribuído significativamente para aumento do consumo no mercado brasileiro desta hortaliça, considerada um superalimento pelas propriedades nutritivas e anticancerígenas que possui.

www.sakata.com.br
www.paixaoporbrocolis.com.br
facebook.com/PaixaoporBrocolis
facebook.com/SakataSeedSudamerica
Instagram: Sakata Seed Sudamerica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.