Estratégias para o sucesso na Tomaticultura

A competitividade está presente em todas as atividades no mundo dos negócios. No setor hortícola, o segmento que desponta com a maior concorrência de mercado é o da Tomaticultura. Dentre as hortaliças, o tomate é atualmente a cultura com o maior volume de produção e sua relevância econômica, associada a características produtivas e comerciais, impactam diretamente na gestão da oferta do produto no mercado. Outra dificuldade é que os preços sofrem considerável volatilidade e se mantêm boa parte do tempo com uma margem de lucro baixa, ou até mesmo negativa, principalmente quando a produtividade é baixa. Isto porque quanto menor é o preço do produto, maior é a necessidade de volume de produção para uma melhor rentabilidade.

Por isso, na implementação de uma lavoura de tomate, é necessário que o produtor considere que mais de 85% dos custos são fixos (mão-de-obra, infraestrutura, adequação à legislação, implementos, entre outros) e que a alta produtividade é a principal responsável pela prosperidade do negócio. Neste cenário, é fundamental evitar perdas, já que a vulnerabilidade por viroses ou chuvas pode ser fatal. Além disto, para a alavancagem da produção, existem outros três fatores cruciais a serem considerados: manejo de água, nutrição e genética. Juntos, eles representam cerca de 15% do custo total de produção e são a chave do sucesso para a diferenciação de uma lavoura.

Neste contexto, a Sakata está preparada para contribuir com o tomaticultor. Nossas variedades diferenciadas possuem genéticas adaptadas aos diferentes tipos de clima e solo do país, que apresentam alto potencial de rendimento e grande segurança a campo. Além disto, os profissionais da empresa também realizam um serviço diferenciado, orientando os produtores para extraírem o máximo do potencial genético das variedades. Conte sempre conosco!

Boa leitura!

Gustavo Veiga, Gestor de Produtos

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