Conheça as principais novidades apresentadas no Sakata iField

Estas e muitas outras variedades de hortaliças você poderá conferir na plataforma virtual do Sakata iField, que estará disponível para acesso no período de 1 a 28 de fevereiro de 2021. Saiba mais detalhes, abaixo, de alguns dos destaques dos lançamentos que a Sakata está trazendo para o mercado hortícola.

VARIEDADES DE CEBOLAS PARA O SUL DO BRASIL 

A Sakata acaba de lançar dois híbridos 100% nacionais, desenvolvidos especialmente para cultivo na região Sul do Brasil. As cebolas Show de Bola e Bola de Ouro possuem genética tropicalizada, grande diferencial da Sakata. Ambas possuem alto valor agregado, possibilitando uma produção com mais segurança e com alta qualidade no Sul do país, que tem como característica um alto índice pluviométrico durante todos os meses de cultivo desta cultura, fator que dificulta a adaptação produtiva de variedades de cebola regionalmente. Contudo, estas duas novas variedades híbridas adaptadas conseguem atender várias necessidades do mercado, tais como: qualidade de casca/bulbo (padrão e uniformidade), produtividade e pós-colheita, mesmo nestas condições mais adversas. Em testes realizados pela empresa a campo, a produtividade da variedade “Bola de Ouro” chegou a aumentar entre 9 a 11 toneladas por hectare e a “Show de Bola”, entre 3 a 5 toneladas por hectare em comparação às variedades OPs tipo “Bola Precoce”, dentro das mesmas condições de cultivo, região e janela produtiva. Estes materiais possuem pelo menos 15 anos de pesquisas dentro da empresa, considerando desde o início do processo até a disponibilidade comercial das sementes.

 

BETERRABA IDEAL PARA O BENEFICIAMENTO MECANIZADO 

 Mais uma grande novidade apresentada no Sakata iField é a beterraba Comaneci. Essa cultivar possui o formato arredondado, desejado tanto pelos consumidores quanto pelos produtores, sendo este atributo essencial para facilitar o beneficiamento das raízes, permitindo a lavagem e a classificação da produção mecanicamente. Outros diferenciais são sua pele muito lisa e a coloração roxa intensa, tanto na parte externa, quanto interna, um requisito bastante apreciado pelo mercado consumidor. Mais um importante benefício da beterraba Comaneci é a longa durabilidade pós-colheita, que possibilita o armazenamento em câmara fria pelo período de 3 a 5 meses, com a mesma qualidade, garantindo um produto mais fresco nas gôndolas por muito mais tempo.

 

ABÓBORA COM DIFERENCIAIS PARA TODA A CADEIA PRODUTIVA 

No Sakata iField, a empresa apresenta mais uma cultivar de alto padrão para o segmento Tetsukabuto: a abóbora Montana. Com alta produtividade e excelente qualidade, a variedade apresenta frutos grandes, casca lisa, com coloração verde-escura e polpa espessa. Suas plantas são vigorosas, com bom pegamento de frutos e alto potencial produtivo. A abóbora Montana também apresenta maior tolerância ao enrugamento dos frutos após a aplicação do 2,4-D, utilizado na polinização artificial das plantas. Com isso, mesmo após o uso do produto (dentro das doses recomendadas), seus frutos se mantêm com a casca lisa original, um atrativo para comercialização. Vale destacar ainda que esta característica é muito importante no fruto, pois facilita o manuseio para a retirada da casca, proporcionando mais praticidade para o consumidor final, além de ser uma vantagem no processamento.

 

PORTA-ENXERTOS PARA TOMATICULTORES  

Os participantes do Sakata iField podem conferir dois novos materiais para a cultura do tomate: o porta-enxerto Volt (com resistência inovadora ao Vd raça 2) e o porta-enxerto Robusto.  Volt traz como benefícios: o incremento para o vigor de planta, com maior pegamento e enchimento de frutos, além de promover maior produtividade e longevidade de colheita, bem como proporcionar resistência contra as doenças de solo e o estresse abiótico. Já Robusto proporciona um vigor de planta balanceado entre a parte vegetativa e a parte reprodutiva, fortalecendo o cultivo. Ambos foram desenvolvidos para atender à crescente demanda do mercado, que é o uso da técnica de enxertia na produção de tomates. A utilização da técnica promove ganhos de produtividade, mesmo sob condições adversas, trazendo maior segurança e rentabilidade ao produtor, sendo uma aliada no manejo e na redução dos efeitos de estresses bióticos (como nematoides, fungos e bactérias de solo) e abióticos (seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes) na produção.  Além disso, o uso de porta-enxertos reduz a necessidade de aplicação de defensivos no cultivo, o que é bastante benéfico tanto para o produtor como para o consumidor.

 

ABÓBORA COM ALTA PRODUTIVIDADE

Outro destaque no segmento de abóbora Tetsukabuto (kabocha) é a variedade Fuji. Com alto pegamento de frutos e grande potencial produtivo, a abóbora Fuji se destaca por seu grande volume de produção. Seus frutos grandes e pesados, com casca de coloração verde-escura e polpa espessa de coloração laranja intensa e elevada durabilidade pós-colheita, possuem as características ideais para melhorar a rentabilidade na comercialização. Vale destacar que a abóbora Fuji traz ainda maior facilidade de manejo ao produtor, pois possui plantas rústicas e de vigor médio.

 

 

MELANCIA COM QUALIDADE SUPERIOR 

Mais uma novidade apresentada no iField é a melancia Galápagos. A variedade apresenta frutos grandes e de alta qualidade, combinados com elevada produtividade, proporcionando ótima rentabilidade para o produtor. Suas plantas são vigorosas e uniformes, com excelente arranque inicial e com médio enfolhamento, que permite o uso de populações mais adensadas. Com ciclo precoce, em média 65 dias em épocas quentes e 85 dias em épocas frias, a cultivar possui também um bom pegamento de frutos, de 1,2 a 1,5 frutos por planta. De casca lisa e boa resistência ao transporte, apresenta frutos de médio porte, com tamanho em torno de 15kg a 16kg. Outro grande destaque desta nova variedade da empresa é a polpa de coloração vermelha, firme e com ótimo sabor, que agrada muito os consumidores.

 

 

TOMATE ITALIANO DIFERENCIADO 

A Sakata apresenta ao mercado o tomate Masseratti, um novo tomate do tipo Italiano Indeterminado, com o alto rendimento, a precocidade e concentração de colheita na base da planta que o produtor deseja. A cultivar possui moderado nível de resistência ao Vira-Cabeça e alta resistência ao Fusarium 3 e é indicado para cultivo tanto em campo aberto quanto em estufa. Masseratti tem qualidade de frutos muito diferenciada, tais como:  tamanho grande, formato ovalado, coloração uniforme e intensa, muita firmeza e grande durabilidade pós-colheita. Além disso, sua planta balanceada permite também fácil manejo e excelente associação com porta-enxertos de vigor.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.