Grupo Sakata adquire a Isla Sementes

A Sakata Seed Sudamerica, fundada no Brasil como Agroflora (em 1968) e posteriormente incorporada ao Grupo Sakata (em 1994), com 55 anos de história completos agora em 2023, anuncia que, por intermédio da Sakata Seed Corporation, concluiu as negociações e adquiriu na totalidade as ações da Isla Sementes, na data de 19 de outubro de 2023.

Com atuação em toda a América do Sul, a Sakata Seed Sudamerica acredita que essa aquisição resultará em mais eficiência e exponencialidade das operações, nos mais diversos nichos de mercado da horticultura e floricultura. A Isla Sementes agregará muito ao Grupo Sakata, por ser uma empresa com uma longa trajetória de sucesso, que se destaca por disponibilizar ao mercado brasileiro um diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas e temperos, ao longo de seus 68 anos de história.

Cabe ressaltar que, a partir deste fato, as duas empresas e marcas permanecerão operando de forma independente, primando, cada qual, pela gestão de seus portfólios de produtos, de seus colaboradores, clientes e fornecedores. Além disso, o atual grupo de liderança à frente da Isla Sementes, composto por Diana Werner, Eduardo Puricelli e Andrei Santos, permanecerá na empresa com o desafio de acelerar o crescimento nessa nova fase, sob o direcionamento da Sakata. ​

De acordo com Hiroshi Sakata, Presidente da Sakata Seed Corporation, “os intercâmbios nas diversas áreas entre o Brasil e o Japão, iniciados há mais de 110 anos, quando chegaram os primeiros imigrantes do Japão ao Brasil, contribuíram muito para o desenvolvimento agrícola no país. Como empresa japonesa, estamos muito gratos e orgulhosos desse espírito, que permanece o mesmo até hoje. Para o Grupo Sakata, que desenvolve, produz e vende sementes de hortaliças e flores mundialmente, os movimentos recentes no mercado global, especificamente o ilimitado potencial de regiões como a América do Sul, tornam este território muito importante e indispensável ​​para o contínuo crescimento da companhia. Portanto, receber a empresa Isla no Grupo Sakata é um passo importante para alcançar esse objetivo. Acredito que, junto com a Isla, poderemos contribuir ainda mais para a indústria hortícola em escala global”, declara.

Para o CEO da Sakata Seed Sudamerica, Marcello Takagui, “essa nova formatação do Grupo Sakata na América do Sul deve trazer uma enorme melhoria na disponibilidade de nossa genética para os pequenos produtores por intermédio da expertise da Isla Sementes com este público, assim como disponibilizar nossa vasta genética, líder em muitos segmentos de mercado, para o público que tem como hábito cultivar em casa o já consagrado portfólio da Isla. Acreditamos que são inúmeras as oportunidades de sinergia entre as duas marcas, identificadas durante o período da negociação, o que trouxe para nós uma confiança enorme de como melhor ofertar nossos produtos e serviços para um público mais abrangente. O entusiasmo e otimismo de nossa equipe de gestão cresce a cada dia, pois visualizamos as grandes contribuições que podemos promover juntos pelo mercado”, pondera.

Diana Werner, Presidente da Isla Sementes, afirma: “me sinto extremamente motivada com a nova fase em que a Isla viverá e com a oportunidade de continuar liderando este time incrível. O caminho de respeito e transparência que construímos até aqui certamente contribuirá muito com o desenvolvimento do mercado de sementes e projeção de sua relevância na cadeia da alimentação saudável. Admiro cada dia mais o Grupo Sakata, que além de excelência genética, possui impressionante produção de sementes, relacionamento impecável com o mercado e altíssima capacidade de desenvolver as pessoas ao seu redor. Nosso propósito de atender com qualidade o pequeno produtor, a agricultura familiar e as hortas domésticas, sai fortalecido e continuará contando com toda a minha energia e dedicação”.

​​Por fim, salientamos que, em breve, entraremos em contato com nossos clientes e parceiros para detalhamento sobre essa importante transação comercial, bem como para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Cordialmente,​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.