Com sucesso de público, Sakata Field Day chega a sua 20ª edição em 2018

Além da tradicional estrutura, evento inovou com uma área especial dedicada à hidroponia, além de uma banca de exposição de frutos e uma estação de flores

Mais de 2.500 produtores e viveiristas de diversas regiões do Brasil e de demais países da América do Sul, além de distribuidores e outros profissionais ligados ao setor hortícola – varejistas, atacadistas e pesquisadores – prestigiaram mais uma edição do tradicional Sakata Field Day, considerado o maior dia de campo de hortaliças da América do Sul, que aconteceu no período de 26 a 30 de novembro, na Estação Experimental da empresa, em Bragança Paulista (SP).

A 20ª edição do Sakata Field Day apresentou mais de 100 variedades de hortaliças expostas a campo e em estufas, pertencentes aos segmentos de alface, tomate, cenoura, couve-flor, couve-chinesa, repolho, abóbora, abobrinha, cebolinha, beterraba, rabanete, pimentão e pepino. Dentre estas, mais de 26 variedades são lançamentos (saiba mais na seção “Produto em Destaque” desta edição), fruto do intenso trabalho de pesquisa desenvolvido pela empresa.

Neste ano especial, em que completou 50 anos de atuação na América do Sul, a Sakata Seed Sudamerica comemora também o sucesso do seu evento, e trouxe as principais tendências em produtos e serviços ligados à cadeia produtiva de hortaliças e flores. “Este pioneirismo sempre fez parte da essência da companhia e, por isto, temos muito orgulho de nossa história. Hoje, somos a maior empresa de pesquisa de hortaliças para clima tropical na América do Sul e pertencemos a um grupo de forte projeção mundial no mercado de sementes hortícolas e de flores”, destaca Marcello Takagui, Presidente da Sakata Seed Sudamerica.

De acordo com o executivo, “o Sakata Field Day tem como objetivo mostrar que cada produto que está sendo apresentado tem as suas vantagens e diferenciais, que poderão beneficiar muito o produtor nas mais diferentes necessidades e requisitos de produção e também de comercialização”. Além disso, Takagui reforça que “o grande portfólio de hortaliças e flores que a empresa oferece ao mercado visa atender todos os perfis de produtores, seja com os produtos já consagrados, alguns inclusive com mais de 20 anos de mercado e que até hoje se mantêm líderes em algumas regiões, ou com os lançamentos, que agregam na genética novas características, em termos de segurança e produtividade, além de outros diferenciais”.

Planejamento, estrutura e dinâmica

A grandiosidade e o sucesso do evento foram resultados de muita dedicação e planejamento, fruto de um trabalho conjunto realizado por muitas mãos. Segundo Heriton Felisbino, Gestor de Produtos da Sakata, e membro da equipe de organização desta edição do evento, toda a preparação e o planejamento começaram com cerca de um ano de antecedência, envolvendo um grande número de integrantes das equipes Comercial e de Pesquisa, além da colaboração dos parceiros da empresa. “Um evento deste porte é bastante desafiador, sobretudo no que se refere à condução do campo e das estufas. Por isso, o cuidado e a precisão em todas as etapas – do preparo do solo até o plantio e manejo – são fundamentais para garantir que as variedades atinjam, juntas, cada uma dentro do seu ciclo, o seu ápice de desenvolvimento e a melhor performance possível no período de realização do evento”, explica o profissional. Ele destaca ainda a importância de cada um dos profissionais que contribuíram, seja para o preparo do campo, montagem das estruturas, atendimento aos visitantes, limpeza, alimentação e transporte, bem como demais itens envolvidos. “Todos foram fundamentais para o grande sucesso de mais uma edição do Sakata Field Day”, enfatiza.

O evento teve uma dinâmica de visitação livre que contou com a equipe técnica da Sakata distribuída entre todas as estações para a realização de atendimento, com repasse de informações sobre cada uma das variedades expostas, além de esclarecer dúvidas e dar dicas de manejo para extrair o melhor de cada uma delas.

Neste ano, uma das grandes novidades apresentadas foi a Estação de Hidroponia, com variedades do portfólio da empresa indicados para cultivo neste sistema, que têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, devido aos seus inúmeros benefícios, como maior produtividade, rentabilidade e qualidade final dos produtos. Outras novidades que os visitantes também puderam conferir foram uma Banca de Frutos – com a exposição das principais variedades de melão e melancia– e a Estação de Flores, que apresentou lançamentos  e foi um dos grandes atrativos do evento.

A programação contemplou ainda uma Exposição Técnica com estandes de 16 empresas parceiras – Adama, Agrocete, Alltech Crop Science, Aqua do Brasil, BASF, Calcário Itaú (Votorantim), Corteva (Dow – Dupont), Electro Plastic, Estufas Tropical, FMC, Green Italia, Lonza, Microgeo, Netafim/Amanco, Produquímica e STK –, que apresentaram  novidades relacionadas às tecnologias de cultivo, como equipamentos agrícolas, fertilizantes, estruturas para cultivo protegido, sistemas de irrigação, defensivos agrícolas, dentre outros.

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