Benefícios das hortaliças para o organismo

Além de muitos saborosas, as hortaliças são fundamentais para a saúde e possuem benefícios específicos para cada parte do corpo

A imunidade do organismo é construída diariamente, por meio de um histórico alimentar saudável, com o consumo de hortaliças que possuem vitaminas e minerais com poderes anti-inflamatórios e antioxidantes, atuantes no sistema de defesa do corpo.

Cada um destes alimentos contém uma série de nutrientes variados, que são específicos para o bom funcionamento dos diferentes órgãos, tecidos e células do organismo humano.

Conheça os benefícios nutricionais de cada uma das principais hortaliças comercializadas e consumidas no mundo todo:

Brócolis – para limpar as bactérias dos pulmões

O brócolis é uma das hortaliças mais completas em termos de nutrientes. Fonte de vitaminas A, C e de antioxidantes, o brócolis é um alimento que pode contribuir muito para o aumento da imunidade do organismo, quando consumido regularmente. A hortaliça é, portanto, uma ótima opção para compor a rotina alimentar, sobretudo neste contexto da Covid-19. Estudos apontam que o sulforafano, um composto encontrado no brócolis, auxilia na eliminação de bactérias que afetam os pulmões.

Tomate – para preservar a saúde do coração

Uma hortaliça bastante versátil e muito apreciada pelos consumidores, o tomate, além de saboroso, também traz benefícios para a saúde, devido ao alto teor de fibras e nutrientes, como cálcio, ferro, fósforo e várias vitaminas. Altamente rico em vitamina C e licopeno, o tomate possui antioxidantes que contribuem para a melhoria do fluxo sanguíneo e o controle dos níveis de colesterol, evitando assim doenças cardíacas.

Cenoura – para a saúde dos olhos e da pele

Fonte de nutrientes importantes como as vitaminas pró-A, C e K, e minerais, como o ferro, potássio e manganês, a cenoura protege a visão contra a degeneração macular e a catarata. Além disso, previne o envelhecimento precoce e o câncer, bem como contribui para a saúde da pele e na manutenção do bronzeado devido à alta concentração de betacaroteno.

Pimentão – para o aumento da imunidade

Ricos em diversos nutrientes, os pimentões verde, vermelho e principalmente o amarelo, possuem elevada concentração de vitamina C, que é muito importante para aumentar a imunidade do organismo. Portanto, consuma mais pimentão, cru em saladas, assado ou refogado em diversos preparos culinários.

Alface – para saúde dos ossos e do intestino

Esta hortaliça tão popular e bastante consumida, possui diversos benefícios para a saúde: proteção dos ossos, devido à alta concentração de vitamina K; prevenção de anemia, devido ao ácido fólico; bem como bom funcionamento do intestino, devido à presença de muitas fibras, que aumentam a sensação de saciedade, além de contribuir para a diminuição do índice glicêmico das refeições, por proporcionar diminuição da absorção de carboidratos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.