Abóbora Batã é a nova aposta da Sakata

Companhia desenvolve e investe no “Projeto Batã” para atender demanda mundial e ampliar o consumo no mercado brasileiro

A Sakata possui uma linha especial de produtos em seu portfólio, que são trabalhados pelo Departamento de Novos Negócios da empresa. Dentre eles, está o mais novo projeto e aposta da empresa no momento: a abóbora cremosa Batã.

Do tipo Butternut Americano, a variedade pertence à espécie Cucurbita moschata, que tem origem nos países do norte da América do Sul e da América Central, sendo, portanto, uma cultura altamente adaptada às condições de clima tropical e subtropical.

O Brasil possui uma grande extensão territorial com condições climáticas ideais para a produção de Batã, e o mercado consumidor tem um vasto potencial a ser desenvolvido. No mercado mundial, as abóboras do tipo Butternut são as de maior importância econômica, principalmente na Argentina e nos Estados Unidos, e em países da África e da Europa, nos quais o fruto é consumido de diversas maneiras.

Segundo André Nogueira, Gerente de Vendas Nacionais da Sakata, as excelentes características da abóbora Batã, potencializam o desenvolvimento de um importante nicho de mercado no Brasil. “O produto pode ser trabalhado não apenas com foco no mercado interno, mas também direcionado ao mercado de exportação, ampliando muito as possibilidades de produção e de comercialização pelos produtores que forem investir na variedade”, explica Nogueira.

Pensando nisto, a Sakata criou o “Projeto Batã”, a partir do lançamento da marca “Batã – abóbora cremosa”. O objetivo do projeto é entregar ao mercado um produto que proporcione excelência a campo, adaptado às condições de clima e solo do país, para produção em território nacional, com a obtenção de um fruto de extrema qualidade para o consumidor final. “Neste sentido, além da variedade desenvolvida especialmente pela empresa, o projeto contempla alguns conceitos de marca, para atender o alto nível de exigência dos consumidores e, assim, estabelecer este novo segmento também dentro do mercado brasileiro, por meio da difusão do consumo da variedade”, enfatiza o profissional.

Dentre os quatro conceitos que compõem e norteiam a marca “Batã – abóbora cremosa” estão: Saúde, Facilidade, Versatilidade e Credibilidade. No quesito “Saúde”, a ideia da marca é destacar que se trata de um produto rico em betacaroteno e fibra alimentar, além de ser livre de resíduos de agroquímicos. No item “Facilidade”, o objetivo é mostrar que a Batã possui tamanho ideal para a família, com cozimento rápido, além de uma casca lisa, fácil de descascar. Já na questão “Versatilidade”, o conceito é difundir as diferentes formas de consumo da variedade, em receitas salgadas ou doces, conferindo muita cremosidade e excelente sabor nos preparos. E, por fim, no quesito “Credibilidade”, o foco da marca é assegurar requisitos como rastreabilidade e Boas Práticas Agrícolas (BPA), reforçando ainda a qualidade do produto, desde o desenvolvimento da semente até sua comercialização.

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