A importância de FLV na alimentação

Poucas vezes na história da humanidade ficou tão clara a importância da alimentação saudável para a saúde. Há muitos anos, médicos, nutricionistas, órgãos internacionais e governamentais vêm alertando sobre o grande déficit de nutrientes na alimentação da população, com o baixo consumo de frutas, legumes e verduras (FLV), em detrimento do alto consumo de alimentos ultraprocessados.

Em plena pandemia da Covid-19, já sabemos que a obesidade é o segundo maior fator de risco, só ficando atrás da questão da idade, acompanhada de outras doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, anemia, dentre outras, geralmente também desencadeadas por hábitos alimentares pouco saudáveis. Cenário no qual, mais do que nunca, fica evidente o quanto uma alimentação saudável pode colaborar para as pessoas viverem mais e melhor.

Com o isolamento social e muitos restaurantes fechados, o brasileiro tem optado pela compra de industrializados, que podem durar mais tempo em casa, juntamente com um maior consumo de fast foods por delivery, comidas que tendem a ser muito mais calóricas e menos nutritivas. Estes hábitos são muito preocupantes para a saúde, principalmente no momento em que vivemos.

Legumes e verduras são de vital importância, por serem fontes de fibras, vitaminas e sais minerais, que controlam o funcionamento de órgãos, tecidos e células do corpo, além do seu crescimento e desenvolvimento. Quando consumidos, preferencialmente crus e no início das refeições, ajudam na maior absorção de nutrientes, melhoram o hábito intestinal, além de reduzirem a vontade de comer outros tipos de alimentos menos saudáveis.

Hoje em dia, já existem no mercado opções neste sentido, como a linha My Sweet Salad da Sakata, que oferece hortaliças nutritivas e saborosas, de forma prática e segura para o dia a dia. Previamente selecionadas e embaladas, com maior durabilidade, são ideais para diferentes preparos, consumo como snacks ou em pratos rápidos. Variedades que podem ajudar as pessoas a comerem de forma mais saudável e diversificada em casa, proporcionando muito mais saúde e imunidade para o organismo, sem perder o prazer de uma boa alimentação.

Vale ressaltar que a ingestão diária de frutas, legumes e verduras ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças. Por isso, neste contexto da pandemia é ainda mais importante que a população se conscientize sobre a necessidade de manter uma alimentação saudável, com alimentos frescos e naturais, regularmente.

Façamos parte desta mudança!

Davi Ricardo Reche Nunes, Coordenador Técnico de Produção e Comercialização – Departamento de Novos Negócios da Sakata

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.