Notícias

30/11/2017

Palavra do Produtor - Valter Rodrigues Paz e Rui Moura de Paula, de Apiaí (SP)


Valter Rodrigues Paz, do Sítio Boa Vista, e Rui Moura de Paula, da Fazenda Bonanza, são produtores de hortaliças do município de Apiaí, interior de São Paulo, e clientes da Sakata já há muitos anos. Desde o ano passado, os produtores incluíram mais um produto da empresa dentre as variedades já cultivadas: eles passaram a produzir também o tomate Ravena, um dos destaques da empresa no segmento Italiano.

Como os resultados de produção na região foram muito positivos nos dois casos, ambos optaram por plantar novamente a variedade nesta safra de Verão (2017/2018). Valter prevê um cultivo de 19 mil pés de Ravena em sua propriedade, já Rui planeja um plantio estimado em 55 mil pés da variedade.

Valter explicou que no ano passado a cultivar surpreendeu bastante, pois apresentou resultados muito bons. “É um tomate com muita resistência a campo e, além disso, conseguimos colher frutos bem graúdos, com ótima aceitação no mercado”. Já  Rui destacou que a qualidade do Ravena, em termos de padrão e firmeza de fruto, contribuiu bastante para o uso da máquina de classificação em sua propriedade, sendo uma característica muito importante para otimizar este processo no dia-a-dia. “A variedade ajudou bastante e realmente não tive problemas em relação à isto”, disse.

A melhor época para o plantio do Ravena na região, segundo os produtores, vai de julho a novembro, que são os meses considerados ideais para a semeadura da variedade, quando há a necessidade da utilização de um material que ofereça maior segurança a campo – já que se trata do período do ano mais crítico para a produção de tomate, por conta das chuvas –, garantindo assim a qualidade dos frutos e a alta produtividade durante toda a safra.

Os dois produtores contaram ainda com todo o apoio e acompanhamento oferecidos pela equipe técnica e comercial da Sakata, bem como da revenda Agro Valle e do distribuidor Semeplus Agrocomercial, que os ajudaram na realização de todas as adequações necessárias para o sucesso do plantio, principalmente relacionadas ao manejo nutricional das plantas. 

 

BNDES

Telefone

(11) 4034-8800

Seg. a Sex. das 8:00 às 17:30

© Todos os direitos reservados. Sakata Seed Sudamerica