Notícias

27/10/2017

Novos pimentões coloridos da Sakata possibilitam produção mais sustentável

Variedades mais resistentes inovam o mercado de pimentões, garantindo maior segurança para produtores e consumidores

O pimentão é uma hortaliça bastante susceptível às intempéries climáticas e doenças, o que leva, algumas vezes, erroneamente, ao uso excessivo de defensivos para assegurar a produtividade e o padrão dos frutos durante o ciclo de produção. Porém, a partir de agora, graças a duas novas cultivares desenvolvidas pela Sakata, já é possível produzir pimentões com muito mais segurança e de forma sustentável. Os novos pimentões retangulares Camaro (Amarelo) e Taurus (Vermelho) possuem um completo pacote de resistências e, por isso, diminuem significativamente a necessidade de utilização de defensivos em até 50%, quando comparados com as variedades tradicionais. 

As cultivares foram desenvolvidas especialmente pela empresa pensando na sustentabilidade da produção – uma grande exigência do mercado – e na rentabilidade do produtor, necessária para a manutenção do negócio. Por isso, contam com um pacote de resistências inédito e inovador no mercado de sementes até o momento: Leveillula taurica (Oidiopsis) – o grande vilão da produção em estufas no Brasil – e PVY. “Ambas otimizam o uso de agroquímicos, reduzindo a quantidade necessária a ser aplicada, além de aumentarem a segurança no plantio, promovendo a obtenção de pimentões mais bem formados e padronizados”, ressalta Dirceu Filho, Gestor de Produtos da Sakata.

Os pimentões Camaro e Taurus oferecem ainda ótima produtividade em diferentes condições de clima e solo, além de frutos uniformes, com paredes grossas e grande durabilidade pós-colheita. “Estes produtos já estão disponíveis para plantio e é importante que os produtores procurem a empresa para conhecer melhor esta proposta inovadora, que trará muitos benefícios e atenderá às exigências atuais do mercado”, acrescenta o profissional.

HISTÓRICO

Atualmente, o cultivo de pimentão é uma importante fonte de renda para vários produtores do país, sendo uma das hortaliças mais produzidas em todo o território nacional. Dentro deste contexto, a Sakata foi uma das pioneiras a realizar o trabalho de pesquisa local e consolidar uma estrutura comercial destinada à cultura, contribuindo significativamente para que o mercado de pimentão evoluísse e crescesse ao longo dos últimos anos no país.

Parte desta evolução começou quando a empresa lançou a variedade Magali R (Lamuyo Verde), um híbrido que superou a produtividade de 70 toneladas por hectare e eliminou as perdas causadas pela doença PVY. Em seguida, veio a revolução desta categoria com o lançamento dos pimentões Dahra R e o Dahra RX (Lamuyos Verdes), híbridos com potencial produtivo superior a 100 toneladas por hectare e ainda mais resistentes. Agora, a companhia inova mais uma vez, apresentando os pimentões coloridos Camaro e Taurus, dotados de uma genética superior e que passam a ser as melhores opções de pimentões do mercado em seus segmentos (Retangular Amarelo e Vermelho) para uma produção de referência, muito mais segura e sustentável. 

“Todos os anos, a Sakata investe em pesquisas para o desenvolvimento de variedades híbridas tolerantes aos mais recentes problemas que surgem nas lavouras e com as características desejadas pelos consumidores, visando garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do negócio. Estes dois novos pimentões da empresa são parte dos resultados obtidos com este grande trabalho de pesquisa desenvolvido pela companhia e que confere à Sakata a posição de líder nacional no comércio de sementes nas culturas de alface, brócolis e pimentão. Fruto deste trabalho de pesquisa, podemos adiantar que novas e inovadoras variedades estarão disponíveis para o mercado para os próximos anos”, salienta Renato Braga, Pesquisador-Melhorista da Sakata.

 

Conheça nossa linha completa de pimentões!

Acesse: http://www.sakata.com.br/produtos/hortalicas/solanaceas/pimentao

BNDES

Telefone

(11) 4034-8800

Seg. a Sex. das 8:00 às 17:30

© Todos os direitos reservados. Sakata Seed Sudamerica