Notícias

26/09/2017

Sakata reforça sua liderança de mercado durante Seminário Nacional de Folhosas no RJ

Líder na comercialização de sementes de alface no Brasil, a Sakata foi a patrocinadora Master do 2º Seminário Nacional de Folhosas, realizado no dia 31 de agosto, na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), contou com a participação de dez renomados especialistas do Mercado de Folhosas para abordar as principais questões relativas à cadeia produtiva deste segmento no Brasil. O seminário reuniu um público de mais de 120 participantes, dentre produtores, viveiristas, pesquisadores e outros profissionais da área.

SAKATA É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Na ocasião, o Diretor de Marketing da Sakata, que também é Diretor de Projetos da ABCSEM, Paulo Koch, apresentou a palestra “Mercado de Folhosas: Números e Tendências”. O diretor tratou de dados referentes ao volume de produção de folhosas no país, em geral e por espécie; dados sobre as áreas plantadas e principais regiões de cultivo; liderança da cultura da alface no mercado de folhosas; tendências na produção e na comercialização (crescimento do cultivo hidropônico e do segmento de minimamente processados); e mudanças e preferências no hábito de consumo dos brasileiros.

“As folhosas são um item obrigatório na mesa do brasileiro e um segmento de mercado muito importante não só do ponto de vista comercial, como também socioeconômico, por empregar muita mão-de-obra no setor. Outra questão fundamental é que todos os envolvidos na cadeia produtiva estejam focados no consumidor, que é quem apresenta as necessidades e tendências de consumo como: regularidade na oferta, padrão de qualidade (em termos de cor, sabor, formatos e durabilidade), bem como confiança no produto, estabelecida quando há uma marca por trás, que agregue valor ao produto, tenha lastro e certificação de segurança”, ponderou Paulo Koch, durante o evento.

Outras temáticas abordadas ao longo da programação do Seminário foram os aspectos de produção e consumo de folhosas no Brasil, mostrando a comercialização de folhosas na visão de supermercados e redes varejistas; indicações de manejo adequados para a produção de folhosas de qualidade e sem desperdício de água; e tendências de mercado, como o processamento de folhosas.

Membros da equipe comercial da Sakata, técnicos e representantes de distribuidores parceiros da empresa na região, além de produtores convidados pela companhia, também marcaram presença no evento. Na oportunidade, os profissionais da empresa reforçaram a liderança da Sakata neste segmento de mercado, apresentando aos participantes os principais destaques do portfólio de folhosas, como as novas alfaces do tipo Americana, indicadas para cultivo no Verão, Dora e Serena, além da já consagrada alface Americana de Inverno, a Silvana. Outras variedades apresentadas foram a Crespa Valentina, a Crespa Roxa Carmim, a Mimosa Verde Angélica, a Lisa Larissa, além da chicória Helena e do espinafre Japonês (Horenso) Pina.

MERCADO DE FOLHOSAS É EXPRESSIVO NO PAÍS

Depois da cultura do tomate, as folhosas formam o segmento de maior importância mercadológica, representando mais de 15% do total das hortaliças produzidas no país. Dentre elas, a alface é a mais produzida, correspondendo a 50% do mercado – seguida de coentro, rúcula, repolho, couve-manteiga, chicória, salsa, agrião e outros. Vale ressaltar que o Mercado de Folhosas cresceu 11% apenas nos últimos quatro anos e sua produção está concentrada principalmente nos estados de São Paulo (Mogi das Cruzes e Ibiúna), Rio de Janeiro (Teresópolis) e Minas Gerais (Mario Campos). 

BNDES

Telefone

(11) 4034-8800

Seg. a Sex. das 8:00 às 17:30

© Todos os direitos reservados. Sakata Seed Sudamerica