Notícias

26/09/2017

Melão e Melancia: lucro em moeda internacional

Não é de hoje que os mercados de Melão e Melancia no país são reconhecidamente interessantes e têm se desenvolvido principalmente no Nordeste Brasileiro, devido ao clima favorável para a cultura, com foco principalmente na exportação. Isto se deve à grande demanda de consumo internacional e às restrições de produção em outros países, de clima mais frio. Por isso, estas duas culturas têm tido um crescimento exponencial, ano após ano.

Segundo dados do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), apenas no primeiro semestre de 2017, o estado do Rio Grande do Norte exportou 65 mil toneladas de melão, gerando 39 milhões de dólares de saldo. O valor superou em 187% o obtido no mesmo período de 2016.

Já em relação à melancia, o valor da exportação do Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2017 atingiu os 7 milhões de dólares – crescimento de 237%, em relação ao mesmo período do ano passado –, ficando atrás apenas dos índices de exportação de melão, sal e castanha de caju.

Atualmente, o Brasil exporta melancia para 11 países, como a Rússia e vários membros da União Europeia e Mercosul. Já os melões são comercializados para 21 países, incluindo: Canadá, Estados Unidos, Noruega, Rússia e membros da União Europeia.Os principais tipos de melões exportados são o Amarelo e o Pele de Sapo. No caso da melancia, o maior volume exportado pelo Brasil é do segmento sem sementes.

Estes mercados estão em plena ascensão e são extremamente promissores no país. A Sakata, com seu foco em inovação, visa o desenvolvimento constantemente de novas variedades de melão e melancia com genética forte para ajudar os produtores no cumprimento das exigências e dos padrões internacionais de transporte e comercialização destes frutos.Tudo isto agrega ainda mais rentabilidade e perenidade no fornecimento destas hortaliças, levando em consideração também as necessidades e demandas dos países de destino das exportações, bem como do mercado consumidor nacional.

Outros detalhes importantes sobre estes mercados e sobre o portfólio de produtos da Sakata pertencentes a estes dois segmentos (melão e melancia) podem ser conferidos na matéria especial desta edição do Newsletter Sakata Acontece.

Ótima leitura a todos!

André Nogueira, Coordenador de Vendas da Sakata Seed Sudamerica

BNDES

Telefone

(11) 4034-8800

Seg. a Sex. das 8:00 às 17:30

© Todos os direitos reservados. Sakata Seed Sudamerica