Notícias

25/08/2017

Broccoli Consumption Conference faz história no Brasil

Evento mundial do Grupo Sakata foi realizado de forma inédita na América do Sul, com a participação de especialistas renomados do setor e a presença de profissionais influentes de áreas multidisciplinares para discutir os principais benefícios e potencial de consumo da hortaliça na América do Sul

Realizada pela primeira vez fora do território europeu, a Broccoli Consumption Conference foi sediada no Brasil, devido ao seu grande potencial de mercado, e aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, no Resort Bourbon, em Atibaia (SP) e em Itupeva (SP), respectivamente.

Com uma proposta totalmente inovadora e pioneira, a 5ª edição do evento reuniu um público seleto de convidados nacionais e internacionais, constituído por mais de 240 profissionais das áreas de Pesquisa, Saúde, Nutrição, Gastronomia, Varejo e demais formadores de opinião, para tratar dos principais assuntos ligados à cadeia de produção e consumo do brócolis.

Durante a cerimônia de abertura, Marcello Takagui, Presidente da Sakata Seed Sudamerica, responsável pelo evento no Brasil, reforçou o objetivo e destacou também a importância da conferência. “A missão da Broccoli Consumption Conference éa de compartilhar experiências, discutir ações e disseminar todo o conhecimento adquirido para o incentivo ao consumo de brócolis em todo o território sul-americano, que ainda possui um índice muito baixo em relação a outros países. Esperamos que, juntos, todos nós abracemos esta causa e que em um futuro muito próximo possamos colher os frutos das sementes plantadas nesta conferência”, disse o presidente na ocasião.

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura, deu-se início ao ciclo de palestras, que contemplou uma grande gama de assuntos relevantes, tratados de forma bastante dinâmica pelos palestrantes do evento.

A primeira palestra ministrada foi a do italiano Ferdinando Branca, professor na Universidade de Catania, com o tema “De onde vêm o brócolis?”. Logo após, veio a apresentação de Fumiko Honaga, Gestora Mundial de Brócolis na Sakata Japão, com o assunto “Como o seu brócolis foi desenvolvido?”. Na sequência, palestraram os equatorianos Germán Espinosa, especialista da Ecofroz, e Marco Chamorro, especialista da Provefrut, com os temas “Brócolis equatoriano: referência global em qualidade”e “Brócolis: do Equador para o mundo”, respectivamente.Marcio Milan, Superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), encerrou o ciclo de palestras do período da manhã, com o tema “Podemos comer mais brócolis?”.

No período da tarde a programação foi retomada com a palestra ministrada pelo Dr. Henrique Silveira, biomédico e pesquisador do Hospital de Câncer de Barretos, com o assunto “Brócolis: Um amigo na prevenção do câncer”. Depois, o Dr. Alberto Peribanez Gonzales, médico e coordenador do Programa Oficina da Semente e Docente na Pós-Graduação de Medicina Integrativa do Albert Einstein, palestrou sobre o tema “Brócolis: sabor e saúde”. Na sequência foi apresentada a palestra do espanhol Javier Bernabéu, secretário geral da Associação para a Promoção do Consumo de Brócolis, a +Brócoli, que tratou do tópico “Espanha: um case de sucesso”. Ao final das apresentações, o Diretor de Marketing da Sakata, Paulo Koch, moderou dois painéis de discussão entre os palestrantes e o público presente, momento de grande interatividade e troca de conhecimento.

O encerramento do evento foi marcado pela apresentação do jornalista especializado em comida e consultor gastronômico, Luiz Américo Camargo, curador do evento Taste of São Paulo, que abordou a relação afetiva das pessoas com a comida, a necessidade da quebra de preconceitos em relação ao paladar e a importância de uma alimentação cada vez mais nutritiva e saborosa, para uma vida feliz e saudável.

COZINHA SHOW E JANTAR TEMÁTICO

Logo após as palestras, o chef Marcelo Verde se apresentou no palco do evento, com uma cozinha show, para mostrar na prática aos participantes as diferentes formas de preparo do brócolis. A receita apresentada por ele foi um arroz tostado de tomate com brócolis, utilizando a hortaliça de diferentes formas em um mesmo prato, com o preparo de um vinagrete de brócolis e um aioli de brócolis, servidos como acompanhamentos.

Ao final do dia, os convidados participaram ainda de uma experiência gastronômica inédita e inovadora: um jantar com um menu completo – da entrada à sobremesa – com pratos desenvolvidos com o brócolis, idealizado pelo chef de cozinha do Resort, o argentino Juan Andres Banegas e sua equipe, que conquistou o paladar dos participantes.

VISITA A CAMPO

No segundo dia de evento, a programação contemplou um Tour Day de Brócolis, com uma visita a um campo de produção de brócolis, localizado na cidade de Itupeva (SP), de propriedade da empresa Buonogel, que produz e processa a variedade de brócolis Avenger da Sakata.

No local, 110 participantes conheceram de perto todas as etapas da produção de brócolis, desde a semente,  mudas que serão transplantadas no campo até os cuidados com o cultivo e a colheita, para a obtenção de produtos de alta qualidade e segurança para comercialização, seja in natura ou processado.

O último dia do evento foi finalizado ainda com um churrasco especial com brócolis na brasa e outros acompanhamentos para os participantes degustarem no local. Na ocasião, a Sakata entregou uma placa comemorativa em homenagem à Buonogel pela parceria de longa data com a empresa e também por terem cedido o espaço da propriedade para a realização da visita. 

 


 

BNDES

Telefone

(11) 4034-8800

Seg. a Sex. das 8:00 às 17:30

© Todos os direitos reservados. Sakata Seed Sudamerica