Notícias

16/06/2017

Palavra do Produtor: Yukio Yamakawa, do Sítio Yamakawa

Com grande tradição, o produtor de hortaliças Yukio Yamakawa perpetua o ofício de seu pai na propriedade que é da família há mais de 40 anos. Localizado em Mogi das Cruzes (SP), o Sítio Yamakawa já foi uma área de produção de hortaliças e frutas em campo aberto, mas atualmente é focado somente em folhosas e temperos hidropônicos.

Desde 2008, Yamakawa mudou o sistema de produção da propriedade, deixando de plantar da forma tradicional e passando a utilizar somente a hidroponia, com o objetivo de ter mais controle do ambiente e utilizar uma área de cultivo menor. “Entendemos que, desta forma, a produção teria uma rentabilidade melhor, bem como mais segurança em relação ao clima e às pragas e doenças”, explicou o produtor.

Basicamente desde o início das atividades a família trabalha com as variedades da Sakata. Atualmente, plantam a alface Crespa Vera, a rúcula Astro, a cebolinha Totem, a salsa Lisa Preferida e o almeirão Gênova. Segundo o produtor, os dois grandes líderes em vendas são a Vera e a Astro. “No período do verão chegamos a plantar, em média, cerca de dois mil pés de rúcula e entre quatro e cinco mil pés de alfaces destas variedade por dia”, comentou.

Recentemente, ele testou a nova alface Carmim, da Sakata, do segmento Crespa Roxa, e disse ter gostado bastante dos resultados.“Ela é uma alface muito interessante, pois é vigorosa e bem cheia de folhas, resultando em maior rendimento, o que ajuda muito na hora do embalamento e da comercialização. Isto porque já tive experiência com outras variedades, das quais temos que colocar mais pés por pacote, de dois a três para preenchê-lo completamente, o que reduz a rentabilidade do negócio. Esta variedade, por sua vez, gera uma maior economia de pés por embalagem e, consequentemente, maior retorno do investimento. Além disto, por conta desta característica, o pacote também fica mais atrativo na hora da venda”, enfatizou.

Outro diferencial é o tempo de desenvolvimento da Carmim, mais rápido do que outras cultivares, resultando em uma produção mais ágil e favorecendo, assim, a quantidade e a regularidade no fornecimento da hortaliça para o mercado, segundo ele.

Atualmente, a comercialização de toda a produção do Sítio Yamakawa é realizada por intermédio de representantes que negociam e fornecem as folhosas para supermercados da cidade de São Paulo e região. O distribuidor da Sakata que o atende localmente é a empresa Yoshida & Hirata que, de acordo com o produtor, oferece sempre todo o suporte necessário, de modo bastante satisfatório.

 

 

BNDES

Telefone

(11) 4034-8800

Seg. a Sex. das 8:00 às 17:30

© Todos os direitos reservados. Sakata Seed Sudamerica