Qualidade em primeiro lugar

As sementes produzidas pela Sakata são referência de qualidade no mercado de alta performance. Em continuidade à esta tradição, em um mundo no qual os negócios se transformam rapidamente, a Sakata estruturou a área de “Supply Chain” (Cadeia de Suprimentos), com a atuação de profissionais altamente qualificados e forte direcionamento para o trabalho em equipe. É este time que realiza todas as etapas do processo produtivo, desde o planejamento até a logística de entrega, passando pela obtenção das sementes básicas, gestão das regiões produtoras, beneficiamento e tecnologia de sementes, análises fisiológicas, físicas, sanitárias e genéticas, bem como armazenamento e embalamento.

A companhia possui várias unidades de produção de sementes em diversas localidades do Brasil e do mundo, com o objetivo de viabilizar a grande diversidade de espécies em seu portfólio. No Brasil, esta atividade é um importante fomentador do desenvolvimento social e econômico nos municípios onde ficam os cooperantes da empresa. Para estes locais são transferidos recursos financeiros, conhecimento e alta tecnologia, fortalecendo tanto a agricultura familiar, quanto a empresarial.

A gestão de produção de sementes adotada pela Sakata pauta-se pelo conceito de “Marketable Seed”, que consiste em prover sementes de alta qualidade, na quantidade, tempo e custo adequados, assegurando a sustentabilidade da cadeia de suprimentos. Esse conceito vem sendo trabalhado pela companhia desde 1968 com a Agroflora, permanecendo fiel ao seu compromisso nos últimos 50 anos e, simultaneamente, evoluindo fortemente na utilização de tecnologias mais modernas em todos os processos produtivos.

Para unir tradição e modernidade, a Sakata realiza um trabalho com treinamentos periódicos para seus colaboradores, buscando incrementar a produtividade, garantir a alta eficiência e a qualidade de seus processos. Constantemente são realizados também investimentos em máquinas, irrigação e equipamentos, com o objetivo de obter lotes de sementes de altíssima qualidade.

Portanto, a base filosófica da Sakata para a obtenção de sementes dentro do conceito de “Marketable Seed” é baseada na associação entre uma equipe extremamente capacitada, que atua nos melhores locais de produção, com respeito às particularidades e exigências climáticas de cada cultura e, principalmente, com o apoio irrestrito de um conjunto de cooperantes altamente qualificados e motivados para a produção de sementes de qualidade superior. Tudo isto resume-se em nossa “Paixão por Sementes”.

Boa leitura a todos!

Celso Netto, Diretor da Divisão de Supply Chain da Sakata Seed Sudamerica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.