Palavra do Produtor: Nelson Makoto Harano, de Salesópolis (SP)

O cultivo de hortaliças já é uma tradição na família do produtor Nelson Makoto Harano, cujo ofício foi herdado de seu pai há 35 anos. Desde 1983, quando Makoto assumiu as atividades em seu sítio, no município de Salesópolis (SP), o carro-chefe da produção tem sido o plantio de folhosas, principalmente de alfaces. O produtor explica que a alface representa 75% do seu negócio, somando todas as variedades produzidas, sendo que a tipo Crespa corresponde à metade de toda essa produção, responsável pela maior parte de suas vendas.

Cliente da Sakata desde a década de 80, quando a empresa ainda era Agroflora, Makoto já trabalhou com diversas variedades desenvolvidas pela companhia, sendo que atualmente utiliza as sementes das cultivares Carmim (Crespa Roxa), Larissa (Lisa), Angélica (Mimosa), Isadora (Crespa) e Valentina (Crespa), produzidas todas em campo aberto e com mulching.

Recentemente, Makoto passou a testar também em sua propriedade a variedade Jade, lançamento da Sakata para este ano, que promete se destacar no segmento de alfaces do tipo Crespa. O produtor conta que durante a produção o que mais chamou a sua atenção foi a precocidade e a quantidade de folhas da nova cultivar. “A colheita mais precoce do que outras variedades e o grande volume de folhas por pé, com maior rendimento por cabeça, são com certeza as duas características mais marcantes da alface Jade. Além disso, por possuir folhas ainda mais crespas do que as demais alfaces do mesmo segmento, faz com que ela se destaque na hora da comercialização”, afirma.

Satisfeito com os resultados iniciais do plantio da alface Jade, o produtor diz que pretende continuar plantando a variedade nas próximas safras. “Sempre estou cultivando de três a quatro tipos de alfaces crespas, devido à grande procura do mercado, e com certeza quero manter agora esta variedade em minha produção, pois possui diferenciais muito interessantes”, garante. Makoto trabalha com logística e comercialização próprias, realizando entregas diretamente para mercados, supermercados, quitandas, varejões e sacolões na cidade de São Paulo e em municípios do Vale do Paraíba.

Vale destacar ainda que além de cliente, Makoto também é parceiro nos eventos locais da Sakata e do distribuidor Yoshida & Hirata, empresa que o atende localmente, oferecendo suporte à campo e repasse de novos materiais para testes. O produtor conta que já participou de eventos da empresa cedendo o seu sítio para a montagem de campos demonstrativos para a produção de novas variedades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.