Palavra do Produtor: José Carlos Granghelli, de Jaguariúna (SP)

O produtor José Carlos Granghelli herdou de seu pai, juntamente com seus cinco irmãos, a propriedade na qual trabalham hoje com hortaliças, mas que no passado já foi terra de cultivo de laranjas. Após a aposentadoria do progenitor e o declínio da atividade, cada filho se especializou na produção de um tipo de cultivar. José Carlos, que era administrador de empresas em uma grande companhia situada no interior paulista, pediu demissão e há cerca de 10 anos passou a plantar abobrinha e pepino. Desde o início do seu negócio, o produtor sempre contou com a parceria da Sakata, utilizando as variedades da empresa no Sítio São José, localizado na cidade de Jaguariúna (SP).

Atualmente, Granghelli tem tido excelentes resultados com a produção e a comercialização da abobrinha Adele da Sakata. Ele cultiva a variedade desde o seu lançamento comercial, com uma média de plantio que gira em torno de três mil pés por mês. Segundo o produtor, “a baixa mortandade de plantas, por ser mais resistente a viroses, é um dos principais diferenciais da cultivar a campo”. Outro ponto de destaque para o produtor é que “a variedade exige uma menor pulverização, oferecendo maior segurança alimentar e menor custo de manejo”, argumenta.

Porém, de acordo com Granghelli, nada se compara à qualidade do produto final obtida com a variedade Adele. “Sua cor e brilho são perfeitos e diferentes de outras cultivares, tornando-a muito mais atrativa na banca, no momento da comercialização. Por conta deste seu visual, o preço de venda também é melhor e o negócio se torna mais rentável”, enfatiza o produtor. Ele comenta ainda que, para agregar mais valor à hortaliça, colhe as abobrinhas que produz em tamanho menor – que é mais atrativo para o comprador, segundo ele – e com luva, para não danificar o produto. Desta forma, o produtor afirma que consegue um destaque ainda maior para sua produção, diante das demais.

A comercialização da produção de Granghelli é toda destinada à Ceasa Campinas, seguindo de lá para os principais mercados e quitandas de toda a região. O distribuidor da Sakata que realiza o atendimento do produtor localmente é a empresa Tomatec, para a qual ele só tem elogios: “o atendimento é ótimo e sempre sou atendido prontamente quando necessito”, garante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.