Conheça os lançamentos da Sakata para as culturas de cebola, beterraba e melancia

Saiba mais sobre esses produtos inovadores que demonstraram excelentes desempenho a campo e ótima aceitação comercial em seus respectivos mercados: cebolas Show de Bola e Bola de Ouro; beterraba Comaneci e melancia Galápagos.

PIONEIRISMO: NOVAS CEBOLAS SÃO ESPECIALMENTE ADAPTADAS PARA O SUL DO BRASIL

Introduzida no século XIII na região Sul do Brasil, a cebola teve o início de seu cultivo na década de 1930, no Estado de Santa Catarina. Desde a introdução, tem sido incansável o trabalho realizado pelos produtores locais e empresas de sementes na seleção de materiais que sejam adaptados para o clima peculiar da região, com um alto índice pluviométrico durante quase todos os meses do ano. Entretanto, muitos dos pontos de melhoria necessários para adaptação às particularidades do clima e sistema de cultivo predominantes localmente, só podem ser alcançados por meio de um árduo trabalho de pesquisa genética laboratorial.

Por isso, a Sakata estuda há mais de 15 anos a cultura da cebola e recentemente lançou no mercado, de forma pioneira e inédita no país, dois novos híbridos 100% nacionais: as cebolas “Show de Bola” e “Bola de Ouro”. Ambas possuem genética tropicalizada, grande diferencial da empresa, que proporciona alto valor agregado para o segmento do tipo “Bola Precoce”, possibilitando mais qualidade e produtividade a campo, mesmo em condições adversas.

Elas foram desenvolvidas para semeadura e transplante na mesma janela das cultivares de polinização aberta (OP) do tipo “Bola Precoce”, com mais qualidade e rentabilidade, permitindo ainda ao agricultor o armazenamento do produto por um período superior a três meses.

 

INOVAÇÃO: NOVA BETERRABA ATENDE EXIGÊNCIAS DE PLANTIO E CONSUMO NO PAÍS

Para atender a procura por uma produtividade cada vez maior e melhorar a excelência das beterrabas ofertadas durante toda a safra e entressafra, a Sakata desenvolveu a Comaneci: uma variedade híbrida de altíssima qualidade de raiz e que apresenta ótima textura e aparência.

Ela possui formato arredondado, com pele lisa, inserção foliar pequena e excelente coloração de raiz, características que a tornam um produto extremamente diferenciado no segmento, quando comparado a outras beterrabas. A cultivar possui ainda excelente adaptação às diferentes regiões e épocas de semeio, alta produtividade e pode ser armazenada em câmaras frias para comercialização posterior ao período de colheita, sem perder a qualidade e o frescor.

A beterraba Comaneci chega para atender tanto as necessidades de plantio dos produtores quanto os requisitos comerciais exigidos pelos consumidores, sendo um produto de ótima aparência, além de muito saudável.

 

MAIS QUALIDADE: NOVA MELANCIA POSSUI OS ATRIBUTOS MAIS DESEJADOS POR PRODUTORES E CONSUMIDORES

 Cultura de destaque no mercado hortícola brasileiro, a melancia possui mais de 100 mil hectares cultivados anualmente em todo o território nacional. Atenta a este segmento, a Sakata possui um programa de melhoramento genético totalmente dedicado para atender às especificidades de produção e comercialização de melancia e acaba de lançar mais uma variedade com os principais atributos desejados pelo mercado.

A nova melancia Galápagos apresenta frutos grandes, de alta qualidade e alto potencial produtivo, além de ciclo precoce, com médio enfolhamento e bom pegamento de frutos, possibilitando o cultivo com populações adensadas.

Para o plantio, recomenda-se o espaçamento de 2,7-2,8m entre linhas e de 0,8-1,2m entre plantas, com os devidos ajustes de acordo com a região, época de plantio e tipo de irrigação utilizada. Suas sementes grandes asseguram alto vigor de arranque e maior uniformidade de plantas.

Outro destaque é seu elevado rendimento de frutos “de primeira”, de porte grande e excelente qualidade, com polpa firme, de coloração vermelha intensa, excelente sabor e longo pós-colheita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.