Palavra do Produtor – Alexandre Henrique Cardoso, de Araguari (MG)

Especializado no cultivo de tomates há 30 anos, o produtor Alexandre Henrique Cardoso tornou-se cliente da Sakata, a partir de uma parceria com a empresa para testar algumas variedades da companhia em sua propriedade, a Fazenda Duas Pontes, localizada na cidade de Araguari (MG). Desde aquela época, o produtor nunca mais deixou de plantar os produtos da marca e de participar como apoiador do evento Copas, organizado pela Sakata e pelo distribuidor Copel em sua fazenda, que tem como objetivo tratar do manejo e do comportamento das variedades de tomates na região. Atualmente, Cardoso cultiva os tomates Santy, Valerin, Grazianni e Ravena – todos da Sakata.

Para o segmento Salada, o produtor escolheu o tomate Santy, devido às qualidades e à excelente adaptação que apresentou em sua região, investindo, por isto, no cultivo de 80 mil pés por ano.  “Dentre os principais diferenciais desta cultivar estão o grande vigor de planta, além do ótimo tamanho e padrão de frutos” afirma. A resistência contra doenças também merece destaque, segundo Cardoso, pois “esta foi uma característica de extrema importância para que o Santy se adaptasse tão bem na região”. De acordo com o produtor, “o plantio do tomate Santy ocorre sempre nos meses de fevereiro e março, com colheita estendida até meados de agosto. Isto porque a produção na época do frio possibilita a obtenção de frutos de maior qualidade e, consequentemente, mais durabilidade no transporte, no caso desta cultivar”. Ele explica ainda que procura sempre alternar o plantio das diversas variedades de tomates em sua propriedade, de acordo com o respectivo desempenho de cada uma, ao longo dos diferentes períodos do ano.

A comercialização da produção de Cardoso é feita por distribuidores especializados no setor, que realizam a venda dos tomates cultivados na propriedade por todo o país. O produtor conta sempre com a assistência de profissionais da Sakata e também do distribuidor Copel, que o auxilia localmente, em todas as dúvidas e necessidades ao longo da produção.

 

Sweet Dreams: surpreenda-se! O cherry com sabor como você nunca viu!

A Sakata já celebra o sucesso do seu mais novo lançamento: o tomate Sweet Dreams, ideal para produtores que querem investir no segmento de especialidades. Este híbrido, do tipo Cherry Indeterminado, representa uma revolução na experiência de consumo de tomates deste segmento, por possuir como características marcantes alto brix e textura extremamente agradável.

Do ponto de vista da produção, a cultivar também é uma ótima aposta: apresenta moderado nível de resistência ao Geminivírus e médio/alto vigor de planta, com maior longevidade de colheita. O Sweet Dreams proporciona frutos padronizados, com peso médio de 20 gramas, além de excelente aptidão para colheita tipo single pickling, proporcionando alto rendimento ao produtor.

A Sakata oferece ainda um pacote técnico para obtenção da performance ideal no cultivo da variedade, bem como informações de recomendação nutricional e embalagem específica para valorizar ainda mais o produto comercialmente.

Confira os destaques deste mês de Novembro

No mês de novembro, a Sakata apresenta dois grandes lançamentos que estão conquistando o mercado: o novo pimentão Mirella, variedade tipo Lamuyo, que possui um excelente pacote de resistências; e o tomate Sweet Dreams, que apresenta ótimo sabor e doçura, características que o diferenciam dos demais produtos do segmento Cherry existentes.

A empresa destaca ainda, neste mês, a importância da conscientização de uma alimentação mais rica em hortaliça, em prol da saúde, reforçando duas importantes campanhas: a “AlimentAção + Salada”, idealizada pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), que visa estimular o aumento do consumo de hortaliças, e também o “Novembro Azul”, mobilização em prol da prevenção contra o câncer de próstata.

Saiba mais sobre estes assuntos em: http://www.sakata.com.br/50anos_novembro

Sakata se destaca na 10ª edição da Fruit Attraction (Espanha)

No período de 23 a 25 de outubro, aconteceu, em Madrid, na Espanha, a Fruit Attraction, a segunda maior feira internacional exclusiva para o setor de frutas e hortaliças. Neste ano, a 10ª edição da feira e reuniu um público de mais de 70 mil visitantes e 1.600 expositores, que compartilharam conhecimento e novas tendências de mercado.

Mais uma vez, a Sakata marcou presença no evento, com a exposição de produtos inovadores e diferenciados que atendem às expectativas do consumidor no que se refere ao sabor e à qualidade nutricional. Dentre os produtos apresentados, destaca-se o Bimi, uma hortaliça inovadora que combina o sabor e qualidade nutricionais do brócolis com a textura do aspargo.

Para promover o produto na feira, a companhia organizou um concurso entre jovens Chefs que prepararam pratos aperitivos à base de BIMI, os visitantes degustaram e escolheram o melhor prato por meio de votação eletrônica. O novo produto promete ser um grande destaque no mundo da gastronomia, devido à sua suavidade, doçura e delicadeza de sabor, além da versatilidade no uso em diversos tipos de pratos, desde entradas, cremes, sucos e refeições principais.

 

 

 

Produtos da linha hidropônica são apresentados em Dia de Campo no Paraná

No final do mês de outubro, a Sakata e o distribuidor Agrícola Alvorada realizaram um dia de campo na cidade de Cascavel (PR), destinado aos produtores da região, com o objetivo de promover a linha de produtos para cultivo hidropônico. O evento foi realizado na propriedade do produtor Sr Vanderlei Paravisi.

Na ocasião, a empresa apresentou cultivares de ponta, que apresentam ótimos resultados de rentabilidade, produtividade e qualidade visual, ideais para o sistema de hidroponia.

Dentre os produtos em exposição, estiveram a alface crespa Thaís, altamente adaptada para o plantio no verão, bem como a rúcula Astro, variedade com o melhor ciclo e qualidade do mercado. Além disso, a empresa também demonstrou a campo o desempenho de três lançamentos: a alface crespa roxa Carmim, que possui o melhor equilíbrio entre tamanho e coloração; a alface crespa verde Isadora, com uma excelente tolerância ao míldio; e também a alface mimosa Angélica, mais resistente ao míldio e ao tip-burn.

Os participantes conferiram ainda novas opções de culturas para plantio em hidroponia, que têm tido uma demanda crescente pelos compradores, tais como: cebolinha Totem, alface americana Angelina, chicória Helena, minicouve-chinesa Sayuri e espinafre japonês Pina, variedades que possibilitam ao produtor a diversificação do mix de produtos e a agregação de valor ao negócio.

O corpo técnico da Sakata, representado pelos profissionais Paulo Kaplum, Michael Lemke, Aniello Filho e Talita Scholl, realizaram exposições sobre as técnicas de manejo ideais para os produtos, com o objetivo de extrair o melhor potencial de cada uma das cultivares.

 

“AlimentAção + Salada”: faça parte desta campanha!

O fortalecimento e a projeção do setor hortícola passam, necessariamente, pela valorização da importância das hortaliças por parte dos consumidores. Por isto, é fundamental promover a conscientização da população sobre o valor de uma alimentação mais saudável, com maior consumo de hortaliças no dia a dia, cujo volume de ingestão ainda é muito baixo no Brasil, quando comparado a outros países.

Neste sentido, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) lançou a Campanha “AlimentAção + Salada”. O objetivo é estimular e difundir o tema na sociedade, incentivando o aumento da ingestão diária de mais hortaliças e frutas, para a promoção da saúde e qualidade nutricional da alimentação.

E para contribuir com este projeto, a entidade conta com a participação ativa dos seus associados, como é caso da Sakata, na adesão e envolvimento junto à causa, além de outros parceiros, como produtores e demais empresas do setor, interessados em apoiar o projeto. A ideia principal é fortalecer a horticultura nacional, por meio do aumento do consumo e das alianças entre todos os envolvidos na cadeia de Frutas Verduras e Vegetais (FLV).

A campanha fornece gratuitamente todas as peças gráficas – cujo material contempla o logo, as imagens e os conceitos com o mote do projeto –, para serem utilizadas e replicadas pelos parceiros em seus respectivos canais de comunicação institucionais e em peças de marketing, com o intuito de difundir a ação entre colaboradores, fornecedores e demais stakeholders.

Os interessados em aderir à Campanha “AlimentAção + Salada” podem obter mais detalhes sobre o seu funcionamento no link: http://bit.ly/ABCSEM

 

 

Venda do Sweet Grape contribui para a Campanha “Novembro Azul”

Neste mês, a sociedade global se mobiliza em prol da conscientização sobre a prevenção e luta contra o câncer de próstata, intitulada “Novembro Azul” e a Sakata também está engajada nesta causa.

Além de reforçar em seus canais de comunicação a importância dos cuidados com a saúde masculina, que incluem hábitos alimentares mais saudáveis, sobretudo a ingestão diária de hortaliças, uma outra iniciativa da empresa neste ano é a de contribuir com a arrecadação de fundos para a causa, por meio da venda do tomate Sweet Grape em supermercados.

Durante todo o mês de novembro, parte do valor arrecadado com a comercialização deste produto será doado para a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC), situada em Bragança Paulista (SP), mesma cidade na qual está localizada a sede da empresa.

Para saber mais sobre o trabalho da associação que será beneficiada com a campanha, acesse: www.abccbraganca.org.br. Confira outras informações sobre a campanha nacional do “Novembro Azul” no site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde: http://www2.inca.gov.br.

Conheça a Zinnia, uma ótima opção de flor para paisagismo

Popularmente conhecida como “viúva regateira”, a Zinnia (Zinnia elegans) é uma flor originária das regiões do sudoeste dos Estados Unidos, da América Central e da América do Sul, apresentando grande diversidade também no México.

Referência no setor de Flores, a Sakata disponibiliza atualmente para o mercado brasileiro a Zinnia Profusion Double Mix, uma variedade bastante florífera e uniforme, que possui flores dobradas, característica que a torna ainda mais vistosa. Esta flor é uma ótima opção para ser utilizada em projetos paisagísticos, pois, além da beleza, também apresenta boa tolerância a doenças e variações climáticas (do calor à seca), sendo indicada para cultivo no período entre a primavera e o outono.

Da família Asteraceae, a variedade apresenta um estágio de desenvolvimento de mudas de quatro semanas, sendo que entre nove e doze semanas, a flor já se torna apta para ser transplantada em jardins.

A Zinnia Profusion Double Mix da Sakata já está disponível para compra, em diversas cores. Entre em contato com um distribuidor local para adquirir o produto.

 

Sakata atua com foco nas tendências mundiais de consumo

Na era atual, marcada pela alta tecnologia e pelo grande fluxo de informações, o uso de novas ferramentas de análise de dados, ampliaram o rigor na decisão de compra feita pelo consumidor. Um bom exemplo disto é a exigência cada vez maior de produtos com certificação de origem e produção, itens que passaram a ser identificados e verificados por meio da rastreabilidade. E quando se trata de alimentos frescos e in natura, como as hortaliças, esta cobrança tem sido ainda maior.

No Brasil, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou a Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018, que estabelece a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), sob produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de resíduos de defensivos, em todo o território nacional. A normativa prevê o controle da rastreabilidade, por meio do uso de etiquetas, código de barras e de QR Code, que permitirão ao consumidor acessar informações completas sobre o produto a ser adquirido para consumo.

Diante desta questão legal apresentada agora no país e já inserida há algum tempo no cenário internacional, as redes varejistas, principalmente, os supermercados, têm se mobilizado ao longo dos últimos anos para o desenvolvimento de programas internos de rastreabilidade e monitoramento, estipulando, assim, critérios de avaliação dos seus fornecedores quanto ao atendimento destes novos padrões exigidos.

Sempre à frente das tendências, a Sakata já vem acompanhando estas mudanças no mercado que estão acontecendo no mundo todo e, para isto, desenvolveu projetos pioneiros no Brasil, que vêm ao encontro deste crescente movimento. Dentre os destaques estão os projetos: “Sweet Grape” (tomate), “Batã (abóbora) e “Turma do Ninja” (brócolis), todos com foco em entregar e proporcionar alimentos saudáveis, diferenciados e com rastreabilidade ao consumidor.

Fotos – Projeto Turma do Ninja: Treinamento com produtores sobre a importância do controle de pragas

De acordo com Sérgio Noboru Tsuhako, Diretor de Vendas da Sakata, a companhia também está realizando um trabalho conjunto com seus distribuidores neste sentido, a fim de auxiliar os produtores na adoção de Boas Práticas Agrícolas (BPA) em suas produções, bem como inserir a rastreabilidade em seus produtos. Para isto, “as equipes dos nossos distribuidores realizam serviços de assistência técnica com o uso de uma caderneta de campo, com informações sobre a cultura, identificação dos lotes, registro do uso de insumos com as respectivas datas de aplicação, data de plantio e colheita, além dos demais dados pertinentes nos tratos culturais. Desta forma, buscamos contribuir para que os produtores disponibilizem ao mercado alimentos cada vez mais saudáveis, seguros, com transparência e confiabilidade para o consumidor”, afirma.

 

 

Força de Vendas: o elo com o campo

O ciclo de sucesso da Sakata depende não apenas da excelente qualidade das suas sementes, mas também do trabalho conjunto que desenvolve com todos os elos da cadeia produtiva dos setores de Hortaliças e Flores, desde o produtor até o consumidor final. Por este motivo, a empresa tem como missão: “Prover variedades de hortaliças e plantas ornamentais que contribuam para a produção de alimentos saudáveis e de ornamentos naturais para o bem-estar das pessoas”.

Neste processo, a área de Vendas, de modo especial, tem a função estratégica de apresentar as sementes da Sakata, ideais para atender as necessidades de cada produtor, e contribuir para que elas expressem todo o seu potencial genético no campo. Para isto, a empresa atua fortemente no quesito suporte técnico, fornecendo orientações relacionadas ao manejo nutricional, controle de pragas e doenças, uso de novas tecnologias para viveiristas e produtores, dentre outros, por meio da realização de diversas palestras, dias de campo, folhetos técnicos e outras ações em todo o território sulamericano. Um trabalho que conta também com o importante apoio técnico dos distribuidores parceiros e suas equipes.

Além disso, todas as variedades desenvolvidas pela companhia passam por vários testes, ao longo de todas as estações do ano, a fim de identificar a melhor época de plantio nas diferentes regiões do país, viabilizando, assim, a identificação do posicionamento comercial ideal para cada uma das variedades. Outro apoio proporcionado ao produtor é o suporte na identificação de doenças, que são avaliadas, caso a caso, na Clínica de Fitopatologia da empresa, sem custo ao requisitante.

Todos estes serviços prestados aos produtores contribuem para a implementação de Boas Práticas Agrícolas (BPA), bem como para a orientação em relação às tendências de mercado, fundamentais para o sucesso comercial do negócio como um todo, de ponta a ponta.

Boa leitura a todos!

Sérgio Noboru Tsuhako, Diretor de Vendas da Sakata